A Natureza à sua mesa

Encravada em um vale às margens da BR 116, Km 57 da Rio-Bahia, a bicentenária Fazenda Lagoa oferece o respeito à Natureza sob a forma de sua Mata Atlântica preservada, nascentes e uma terra que jamais foi contaminada com qualquer ação química.

Devolvemos aos nossos amigos e clientes todo o carinho que a Natureza nos dá sob a forma de alimentos orgânicos produzidos sob o mais rigoroso controle de qualidade e saúde.

Nossa produção é certificada pelo sistema participativo de garantia (SPG) através da AAT - Associação de Agroecologia de Teresópolis.

domingo, 23 de setembro de 2012

O Aprendizado da Estação



Quando a Lagoa Orgânicos virou realidade nós vínhamos de um mês de dezembro incrivelmente chuvoso como há muitos anos não se via. Passado o verão fomos aprendendo com os lavradores, com as cores e os sons da natureza, o que deveríamos fazer, quais atitudes tomar.
Passado o período quente vivemos o belíssimo outono e um tardio inverno, absolutamente fora de suas características, quente e chuvoso como deveria ser um verão. Isso só poderia significar uma coisa: o pleno inverno tardaria e tanto o frio quanto a estiagem, características do período, teriam que chegar de qualquer jeito, o que significaria vivermos fortíssimas emoções quanto a planejamento. Essa é a palavra chave em qualquer tipo de negócio, ou pelo menos é isso que sempre ouvimos falar. Como fazer então um planejamento com variáveis tão imprevisíveis como a temperatura, o regime de chuvas, o clima de uma maneira geral, além de outras variáveis igualmente pouco previsíveis como as pessoas envolvidas no processo, as estradas, os fornecedores de insumos e por aí vamos?
A roça nos ensina a importância de ouvir e observar muito mais que falar. Se é fato que é impossível prever o comportamento de tantas variáveis, resta-nos a única alternativa de deixar a natureza “falar”, e a partir daí, entendendo o seu comportamento, calcularmos os próximos passos. Do alto de nossa inexperiência na gestão de lavouras já sabíamos que a falta de chuvas iria nos castigar, da mesma forma que já podemos prever nova abundância de chuvas que nos obrigarão a tomar medidas protetoras se quisermos ter belas folhagens a partir de novembro até fevereiro.
Só não podemos perder de vista por um minuto sequer que a Natureza é um complexo sistema vivo e que as interferências da raça humana trazem implicações nem sempre reversíveis. Daí a importância cada vez maior nas engrenagens sociais do respeito a esse sistema que hoje somente são possíveis praticando os princípios da agroecologia.

Para informações sobre a composição da cesta da semana, envie uma mensagem para organicos@lagoaorganicos.com.br
 

Abraços e boa semana.
Paula& Alcimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário