A Natureza à sua mesa

Encravada em um vale às margens da BR 116, Km 57 da Rio-Bahia, a bicentenária Fazenda Lagoa oferece o respeito à Natureza sob a forma de sua Mata Atlântica preservada, nascentes e uma terra que jamais foi contaminada com qualquer ação química.

Devolvemos aos nossos amigos e clientes todo o carinho que a Natureza nos dá sob a forma de alimentos orgânicos produzidos sob o mais rigoroso controle de qualidade e saúde.

Nossa produção é certificada pelo sistema participativo de garantia (SPG) através da AAT - Associação de Agroecologia de Teresópolis.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mais um ciclo - tangerina

Estamos muito próximos do fim de um ciclo que para nós da Lagoa Orgânicos é muito especial: a tangerina ponkan. De todos os produtores da região, mesmo aqueles convencionais, a Fazenda Lagoa é senão a última, uma das últimas a ainda ter seus pés de tangerina ainda produzindo.
 Mas afinal, qual a razão de dentre mais de vinte cultivares ter esse especial afeto pelas ponkans? A razão é que aqueles “pés” de tangerina foram por um período a única coisa gerada pela Lagoa e mesmo assim por força da generosidade do solo e da natureza.  Assim, a ponkan transformou-se involuntariamente em um símbolo de resistência e sobrevivência daquele espaço. Ao longo de muitos anos o “ponkanzal” sobreviveu a várias pessoas que se dispuseram, verdadeiramente ou não, a lavrar aquelas terras abençoadas. Assim, quando resolvemos criar a Lagoa Orgânicos, o matagal era tão alto que abafava as frutíferas e isso poderia comprometer a sanidade e qualidade dos frutos. Isso não ocorreu e tivemos uma safra especialmente boa com as frutas chegando e encerrando tardiamente.
 Agora temos que nos concentrar em pensar o futuro no nosso pomar. Vários estudos de viabilidade para que tenhamos ao longo de todo o ano uma boa gama de ofertas de frutíferas para ofertar foram feitos e começaremos a implementar .
 Em breve nosso pomar voltará a este espaço com grandes novidades.
 Abraços.
 Paula& Alcimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário